Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Meus queridos hambúrgueres

Ah, ser saudável hoje em dia é tão, tão difícil, né?

Como resistir aos zilhões de guloseimas industrializadas com quase nenhum valor nutricional, mas com sabores artificialmente incomparáveis a qualquer outra coisa?

Salgadinhos, biscoitos, doces, salsichas, hambúrgueres... Acabo me rendendo a algumas destas coisas, às vezes por pura preguiça, outras vezes por pura vontade mesmo. Mas algumas coisas aboli (ou quase) do cardápio. Uma delas são os hambúrgueres industrializados.

Gordura TRANS

A ANVISA indica que não há indicação para a quantidade máxima de ingestão diária de gordura TRANS, mas recomendada que a ingestão seja reduzida ao mínimo possível, não devendo ultrapassar 2g diárias.

Acontece que um único hambúrguer desses que compramos em caixas tem cerca de 1,5g dessa gordurosa vilã! Melhor mesmo é ficar longe deles, não acham?

Meus hambúrgueres saudáveis
Mas como tem certas coisas que são irresistíveis, e um hambúrguer de vez em quando cai muito bem, aprendi a fazer os meus próprios, que, modéstia à parte, ficam muitíssimo mais saborosos do que os comprados, além de mais nutritivos. E mais: É muito fácil!

Basta misturar carne moída (de preferência uma carne magra) com os temperos de sua preferência (frescos, se possível), sal (pouco) e pimenta a gosto. Eu não acrescento farinha, ovo, pão... nada. Para os bolinhos não desfazerem na hora de grelhar (sim, porque mergulhado no óleo também não é legal) eu deixo eles no freezer uma meia hora. Sempre faço uma quantidade grande e congelo alguns. Prático, gostoso e saudável, não acham?

Um comentário:

  1. Fazer um hamburguer é tão fácil, é difícil entender porque alguém ia querer comer aquela coisa industrializada que não se compara (de longe) ao sabor natural, não é? Eu uso molho inglês para temperar. Antigamente eu gostava de usar pimenta (vermelho de do reino) mas agora não podemos mais.

    ResponderExcluir

Se você está aqui, também faz parte do Meu Mundo, então, não se acanhe. Deixe seu comentário, sugestão, cumprimento, elogio, reclamação...